Didática das Expressões

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2021/2022

Código: MP1C20019
Sigla: DEXP
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: Anual
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
MPE1C 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Ana Cristina Ferreira Santos Correa Figueira
António Ângelo de Jesus Ferreira de Vasconcelos
Corpo docente: Cátia Marina Caldeira Ferreira
João Pedro Lopes Reigado

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Analisar e problematizar processos de execução, criação e apreciação artística nos contextos educativos do 1.o ciclo do Ensino Básico.
2. Compreender e analisar os diferentes processos artísticos numa perspetiva integradora.
3. Planificar, implementar e avaliar práticas artísticas nos contextos educativos do 1.o ciclo do Ensino Básico.
4. Compreender os principais processos envolvidos na aprendizagem de “novas” habilidades motoras, identificando as variáveis susceptíveis de facilitar este processo.

Conteúdos programáticos

A. Processos de execução, criação e apreciação artística nos contextos educativos do 1.o ciclo do Ensino Básico
B. Processos de integração artística
C. Planificação, implementação e avaliação de práticas artísticas nos contextos educativos do 1.o ciclo do Ensino Básico
D. Organização/planificação das sessões; estimulação e facilitação do processo de desenvolvimento das habilidades motoras no pré-escolar e 1o ciclo do ensino básico; observação e avaliação das habilidades motoras.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os temas a desenvolver nesta Unidade Curricular visam conferir aos alunos os conceitos fundamentais ligados à didática das expressões no 1.º ciclo, assim como ferramentas que lhes permitam levar à prática ações ligadas à organização e dinamização de aprendizagens artísticas e motoras. Os conteúdos programáticos são articulados tendo como base dois eixos fundamentais: a componente teórica e a implementação prática, de modo a facilitar a consolidação da aprendizagem.
A articulação entre os conteúdos e os objetivos é a seguinte: A com 1; B com 2; C com 3; D com 4.

Metodologias de ensino

As sessões compreenderão a exposição e debate em torno das temáticas programáticas e a experimentação prática, individual e grupal, de processos artísticos, com vista a uma integração de saberes e à consistência da aprendizagem. Este trabalho teórico-prático em sala de aula será complementado com a pesquisa e leitura de documentos e a produção de trabalhos de natureza didática.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A participação em processos de exposição oral, debate, experimentação prática, pesquisa, leitura e produção permitem o saber integrado que é anunciado nos objetivos e que inclui conhecimento, compreensão, apropriação e criação multimodais.

Metodologia e provas de avaliação

A classificação final resulta de uma media ponderada das áreas envolvidas:

Expressões artísticas – 75%
Educação Física – 25%

Os elementos de avaliação propostos e respetiva ponderação são os seguintes, para as expressões artísticas:
1. Assiduidade e participação – 45%
2. 2. Realização e apresentação de um PowerPoint com 3 planificações em expressões artísticas (Artes Visuais, Música e Teatro) dedicadas à exploração didática de 1 material artístico (e.g. pintura, poema, dança, obra musical...) – 27,5%
3. Dinamização em sala de aula das 3 atividades integradas de exploração didática do material artístico – 27,5%

Os elementos de avaliação propostos e respetiva ponderação são os seguintes, para a educação física:
1. Assiduidade e participação – 40%
2. Dinamização de uma atividade físico-motora – 60%

Em situação de avaliação pontual ou exame, a avaliação incidirá sobre a realização, apresentação e dinamização individual de um PowerPoint (75%), tal como descrito, e da dinamização de uma atividade físico-motora (25%), tais como descritos.

Regime de assiduidade

O regime de assiduidade prevê um mínimo de 50% de presenças para os estudantes trabalhadores e de 75% para todos os outros.
Caso estes valores não sejam atingidos, cada estudante deverá submeter-se à avaliação pontual ou exame.

Bibliografia

Aguilar, L. F. (2001). Expressão e Educação Dramática. Guia Pedagógico para o 1.o ciclo do Ensino Básico. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
Fumoto, H., Robson, S., Greenfield, S. e Hargreaves, D. J. (2012). Young Children's Creative Thinking. London: Sage Publications.
Gabbard, C.P. (2011). Lifelong Motor Development. (6th ed.). San Francisco, CA: Benjamin-Cummings Publishing Company.
Gallahue, D., Ozmun, J., & Goodway, J. (2012). Understanding Motor Development: Infants, children, adolescent and adults (7th ed.). Boston: McGraw-Hill.
Godinho, J. C. (2010). Era uma vez a música 1.º, 2.º, 3.º e 4.º ano [manuais escolares]. Lisboa: Santillana Editores.
Godinho, J. C. (2016). Música Cinco 5.º ano [manual escolar]. Lisboa: Santillana Editores.
Godinho, J. C. e Brito, M. J. N. (2010). As Artes no Jardim de Infância. Lisboa: DGIDC. Disponível em http://www.dge.mec.pt/recursos-0
Griffiths, F. (ed.) (2010). Supporting Children’s Creativity through Music, Dance, Drama and Art. Creative Conversations in Early Years. London: Routledge
Jones, R., e Wyse, D. (ed.) (2013). Creativity in the Primary Curriculum. London: Routledge.
Neto, C. (2001). Motricidade e Jogo na Infância (3a ed.). Rio de Janeiro: Sprint.
Plummeridge, C. (2001). Music and combined arts. In C. Philpott & C. Plummeridge (eds), Issues in Music Teaching. London: Taylor & Francis.
Sánchez, D. (2013). Diez competencias docentes para ser mejor profesor de EF: La gestion didactica de la clase. Barcelona: INDE.
Swanwick, K. (1979) A Basis for Music Education. Windsor: NFER Publishing Company.

Ministério da Educação. Aprendizagens Essenciais - Ensino Básico - Educação Artística. Acedido em https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico

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